SIBEC Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa criado pelo Governo Federal para auxiliar as famílias de baixa renda que estão abaixo da linha da pobreza.

Através da transferência de renda mensal, o PBF ajuda atualmente 13,9 milhões de famílias, que utilizam essa renda como forma complementar para fins de educação, saúde e bem estar.

Criado em 2003, o programa faz parte do projeto Brasil em Miséria, e tornou-se o plano social mais popular no Brasil – e um dos melhores no mundo.

Bolsa Família quem tem direito

Mas afinal, quem tem direito a receber o Bolsa Família? Essa pergunta é muito comum e também muito simples de ser respondida.

Não são todas as famílias que podem participar do programa; apenas famílias que tenham renda por pessoa de até R$ 85,00 mensais ou até R$ 170,00 mensais.

Além disso, possuir na família crianças de 0 a 6 anos, adolescentes até 16 anos incompletos, adolescentes até 17 anos, mulheres gestantes ou em fase de amamentação, também configura um requisito para o programa.

Bolsa Família consulta SIBEC

Uma das grandes dúvidas sobre o programa, é como fazer a consulta do Bolsa Família, mas não estamos falando do saldo, e sim da situação do benefício, afinal, ele pode ser cancelado ou suspenso a qualquer momento.

Para fazer a consulta do Bolsa Família, o beneficiário deve acessar o site do SIBEC – Sistema de Benefícios ao Cidadão.

Em seguida, deverá inserir o número do NIS e a senha do SIBEC; caso não tenha ainda a senha, basta clicar em “Cadastrar nova senha”.

Uma vez no site, basta ir até o link “Bolsa Família”, e lá o beneficiário terá todas as informações que precisa.

Como liberar o Bolsa Família bloqueado

Como dito acima, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso a qualquer momento, principalmente depois de 2010, onde foi feito um pente fino em todas as famílias que estavam recebendo os pagamentos.

Para liberar o Bolsa Família que foi bloqueado, o responsável familiar deve ir até o CRAS mais próximo para saber o motivo do bloqueio.

Caso seja por dados desatualizados, basta levar os documentos atualizados para que o benefício seja liberado novamente.

De qualquer forma, apenas indo ao setor responsável pela gestão do Bolsa Família para saber o real motivo. Lá, qualquer atendente está capacitado para orientar a melhor forma de liberar o benefício novamente.

Os saques do período bloqueado são liberados após o desbloqueio?

Quando o benefício é bloqueado por erro do sistema, desatualização de dados ou outros fatores de erro não intencional, o governo libera o saque retroativo de algumas parcelas.

É importante lembrar que se o benefício permanecer bloqueado por 6 meses, ele será automaticamente cancelado, e a família terá que fazer um novo cadastro no Bolsa Família.

Como liberar o Bolsa Família suspenso

Outro problema que ocorre muito atualmente é o beneficiário ter o Bolsa Família suspenso.

Assim como o bloqueio, o beneficiário que teve o valor suspenso deve ir até um posto de atendimento do programa e solicitar a consulta para saber o motivo da suspensão.

Uma vez feita a consulta, ele será informado do que é necessário para liberar o Bolsa Família – normalmente uma simples atualização de dados é o suficiente.

Os saques do período suspenso são liberados após o fim da suspensão?

Diferente do bloqueio do Bolsa Família, os benefícios do período suspenso são liberados para saque após a suspensão apenas no primeiro mês.

Caso a liberação leve mais de um mês para ser feita, outros valores serão perdidos. Por isso é muito importante manter os dados atualizados e, no primeiro indício do benefício suspenso, procurar o órgão responsável.

Principais motivos de bloqueio do Bolsa Família

Muitas pessoas se perguntam quais são os principais motivos de bloqueio do Bolsa Família, confira abaixo:

  • Averiguação da renda per capita;
  • Verificação dos dados juntos ao SISVAN do Bolsa Família;
  • Verificação dos dados do estudante;
  • Dados Desatualizados.

Principais motivos de suspensão do Bolsa Família

Os motivos de suspensão do Bolsa Família são bastante similares ao do bloqueio, incluindo:

  • Mudanças de endereço;
  • Mudanças com relação à escolaridade dos integrantes familiares;
  • Mudanças nas condições financeiras da família;
  • Mudanças na composição familiar;
  • Demais mudanças referentes aos dados pedidos na hora do cadastramento.

Além disso, o descumprimento das condicionalidades também pode gerar suspensão, seja nas condições de saúde ou educação.

Telefone do Bolsa Família

Por fim, através do telefone do Bolsa Família, é possível tirar dúvidas, consultar saldo, consultar extrato e o calendário de pagamentos.

Atualmente, o programa conta com dois números principais, eles são:

  • 0800 707 2003: número do MDS disponível para informações e esclarecimento de dúvidas.
  • 0800 726 0207: atendimento da Caixa Econômica Federal; através dele você é capaz de não apenas sanar dúvidas sobre o programa, como também outros benefícios que fazem parte do Cadastro Único ou funções da Caixa Econômica, como PIS e